Evento discute os avanços no combate às infecções e a resistência antimicrobiana no Brasil e no mundo
Entre os dias 28 e 31 de agosto de 2024, o Laboratório Teuto marcou presença no 14º Congresso Paulista de Infectologia, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento reuniu os maiores especialistas do Brasil e do exterior para discutir os avanços no diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, com destaque para as bactérias multirresistentes e as infecções emergentes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência antimicrobiana causa, anualmente, cerca de 700 mil mortes em todo o mundo, com projeções alarmantes de até 10 milhões de óbitos por ano até 2050, se nenhuma medida eficaz for adotada. Com mais de 1.500 participantes, entre médicos, pesquisadores e professores, o congresso foi uma oportunidade valiosa para compartilhar as mais recentes evidências científicas e tecnologias voltadas à infectologia. O Teuto, por sua vez, apresentou suas soluções hospitalares, com foco nos lançamentos e no portfólio de antimicrobianos, reafirmando seu compromisso com a inovação no setor.
Entre os principais destaques apresentados pelo Teuto estavam a piperacilina + tazobactam, um antimicrobiano de amplo espectro usado no tratamento de infecções graves, e bepeben, um importante antibiótico indicado para o tratamento da sífilis e outras infecções bacterianas. Ambos os medicamentos são parte crucial da estratégia da empresa para combater a resistência antimicrobiana.
Consultor técnico científico hospitalar do Teuto, Vitor Rocha, ressaltou a importância da indústria farmacêutica na luta contra a resistência antimicrobiana. “Ao investir em pesquisa e desenvolvimento e orientar o uso adequado dos antimicrobianos, o Teuto busca contribuir diretamente para a saúde pública e garantir o uso eficaz desses medicamentos nas instituições hospitalares”, afirmou Vitor.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, que destacou o papel do congresso em integrar ciência e prática clínica. “Nosso objetivo é facilitar o diagnóstico e o tratamento das infecções, trazendo conhecimento atualizado para o dia a dia dos profissionais de saúde”, concluiu o Dr. Carlos.
Ciência Viva Pela Saúde
O Teuto realiza um programa de visitação médica voltado para profissionais da área da saúde, por meio de uma plataforma digital. O objetivo é promover a conexão entre os profissionais de saúde e a educação, por meio da ciência. Além de fazer com que o Laboratório seja conhecido na sua essência, em relação aos seus atributos e propósitos, pelos vários profissionais de saúde e classe médica, esclarecendo a imagem institucional da empresa.
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. Sinônimo de qualidade e confiança, a companhia proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos. O Teuto valoriza a responsabilidade socioambiental e reafirma que “Se é Teuto, é de confiança”.