Companhia desenvolve há mais de 75 anos investindo continuamente em pessoas, inovação, ciência e tecnologia.
A cada ano, a Campanha Novembro Azul se fortalece e a luta contra o câncer de próstata ganha maior visibilidade em todo o mundo. Além disso, as ações para o movimento nas empresas também aumentam constantemente, com mensagens, homenagens, campanhas de conscientização e ideias de endomarketing criativas, com resultados cada vez melhores.
Em apoio ao mês de conscientização sobre a doença e mostrando a importância de realizar o exame de próstata, o Laboratório Teuto promove ações durante todo o mês de novembro. O objetivo da empresa é desmistificar os tabus que envolvem o tema, alertar os colaboradores sobre sintomas iniciais e as melhores formas de prevenção e tratamento, além de conscientizar sobre a importância de realizar exames frequentes e apoiar os homens.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. O Inca estima que serão 65 mil novos casos da doença somente em 2022, no Brasil. A detecção precoce melhora o prognóstico da doença, por isso a importância de manter os exames em dia.
Buscando levar saúde, bem-estar e qualidade de vida, a indústria farmacêutica desenvolve ações com informativos, disponíveis também nas redes sociais da companhia, com orientações sobre prevenção e tratamento. Além de reforçar a importância de praticar atividade física, ter uma alimentação balanceada e uma boa hidratação.
Segundo Bruna Cotrim, responsável pelo endomarketing da companhia, é um momento importante para educar e conscientizar o público masculino. “Acabar com o tabu em torno do exame de próstata é um dos principais desafios do Novembro Azul. Por isso, investimos em ações todos os anos em apoio a campanha e conscientização dos nossos colaboradores”, comenta.
Nirley Arataque, médico responsável pela companhia, comenta sobre a importância de campanhas como esta para a conscientização de os colaboradores Teuto e familiares. “Existe um tabu entre os homens sobre os exames diagnósticos para câncer da próstata, como ultrassonografia, antígeno prostático específico (PSA) e toque retal .Por isso, é importante desmistificar esse tipo de preconceito por meio de informativos, instruções, vídeos, entre outros”, argumenta.
Novembro Azul
O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, a partir de uma brincadeira de dois amigos, que cogitaram se ficariam bem de bigode longos, como aqueles de época. Então, inspirados pela campanha que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, ambos tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.
Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando cada vez mais e hoje já espalhou para mais de 20 países.
Endomarketing
O Teuto promove o calendário anual de endomarketing, com ações mensais que valorizam e premiam o colaborador. Entre os projetos estão: Blitz do Marketing, Família 5 Estrelas, Olimpíadas da Qualidade, Corujão Teuto, Correspondentes do Marketing, Passeio Ciclístico, Jogos Abertos, entre outros. As atividades são uma realização da companhia, que garante saúde, bem-estar e qualidade de vida aos mais de 3,5 mil colaboradores.
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.