Farmacêutico do Laboratório Teuto orienta sobre cuidados com a saúde na estação das flores
Com a chegada da primavera, aumentam as preocupações em torno das alergias respiratórias e de pele, comuns durante a estação. O Laboratório Teuto alerta para os impactos da maior presença de pólen e outros alérgenos no ar, que podem desencadear ou agravar problemas alérgicos, como rinite e dermatite. A oscilação na temperatura e a maior quantidade de partículas suspensas favorecem a disseminação desses agentes, afetando principalmente pessoas sensíveis.
De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 20% a 25% da população brasileira sofre de rinite alérgica, condição que se intensifica nos períodos de alta concentração de alérgenos, como a primavera. A rinite, além de afetar a qualidade do sono e a respiração, pode desencadear sintomas como espirros, congestão nasal e prurido, dificultando a rotina de quem convive com esse problema.
Farmacêutico e analista de treinamentos do Laboratório Teuto, Werbete Oliveira explica que alguns medicamentos são úteis para o alívio de sintomas alérgicos. “Medicamentos como a Desloratadina e a Fexofenadina podem ser utilizados para reduzir sintomas como espirros, congestão nasal e prurido (coceira que pode surgir em diferentes pontos da pele), além de aliviar a urticária e as erupções cutâneas”, destaca.
Entre as medidas preventivas, Werbete sugere manter o ambiente arejado, reduzir o acúmulo de poeira e, sempre, consultar um farmacêutico para orientações adequadas sobre o uso de medicamentos, mesmo aqueles que são isentos de prescrição, como os antialérgicos. “O Maleato de Dexclorfeniramina é uma das opções que podem ser empregadas em casos de manifestações alérgicas como rinite, conjuntivite e picadas de insetos”, explica.
Com a primavera, o cuidado com as alergias deve ser redobrado, e o uso de medicamentos corretos, aliado a medidas de prevenção, pode trazer mais conforto e qualidade de vida à população durante essa estação.
Out/2024 – MS. 1.0370.0742- Fexofenadina – Cpr. rev. 120mg c/10 e 180mg c/10. Indicado no alívio das manifestações alérgicas tais como: rinite alérgica; espirros, prurido, coriza; conjuntivite alérgica, alergias da pele. M.S. 1.0370.0784 – Desloratadina – Xarope 0,5mg/mL fr. c/ 60mL e 100mL – Destinado ao tratamento das manifestações alérgicas, tais como sintomas de rinite. MS. 1.0370.0309 – Maleato de Dexclorfeniramina – Sol. oral 2mg/5mL frasco c/ 100 mL. Destinada ao combate de alergias em geral, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto e eczemas alérgicos. DEXCLORFENIRAMINA É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS. “Medicamentos Genéricos – Lei 9787-99”.
FEXOFENADINA E DESLORATADINA SÃO MEDICAMENTOS. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.