Congresso aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro, de forma online.
Há mais de 75 anos no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A indústria farmacêutica participou do IIº Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, a Sobrasp, investindo continuamente em pessoas, inovação, ciência e tecnologia.
O evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro, de forma online, e teve como tema ‘Inovar para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto das iniquidades em saúde’. “Sensibilizado pelo terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Teuto participa do congresso com o objetivo de apoiar os profissionais de saúde e prospectar melhorias que auxiliem o cuidado centrado no paciente”, afirma Vitor Rocha, Consultor Técnico Científico do Teuto.
Segundo Sônia Ramirez, Coordenadora do Grupo Temático de Uso Seguro de Medicamentos e Vacinas da SOBRASP, o congresso faz parte da semana do dia mundial da segurança do paciente estabelecida pela OMS. “O evento tem a finalidade de capacitar e conscientizar as partes envolvidas no processo. E dentro dessas diretrizes recebemos recomendações envolvendo as indústrias farmacêuticas e estratégias estabelecidas para a segurança. Com isso é fundamental a participação do Laboratório Teuto, com a relevância que ele apresenta para o mercado”, explica.
Sônia ainda reforça que essa parceria, em consonância com as recomendações para ações voltadas para a segurança do paciente também compõe parte das diversas atividades desenvolvidas pela SOBRASP no caminho para a disseminação do conhecimento para o alcance de um cuidado mais seguro.
Simpósio Satélite
O Laboratório Teuto organizou também um Simpósio Satélite com o tema: ‘Segurança do paciente e indústria farmacêutica’, que aconteceu dia 16 de setembro e contou com a participação dos colaboradores Vitor Hugo Pontes Rocha, Daniel José Azevedo e Ronaldo dos Reis Figueiredo.
“Nosso objetivo era participar do congresso de uma forma mais ativa, que não fosse apenas como patrocinadores. Então desenvolvemos um simpósio para falar sobre a segurança do paciente e apresentar também a importância dos cuidados com as embalagens”, revela Vitor.
Alinhado aos princípios de governança ambiental, social e corporativa (ESG), o Teuto foi a primeira indústria farmacêutica brasileira a utilizar, em suas embalagens, o papel cartão Vitacycle. Produzido pela Papirus, uma das maiores fabricantes de papel cartão do País, o Vitacycle conta com 30% de fibras pós-consumo – provenientes da coleta de embalagens usadas e descartadas pelos consumidores.
O projeto envolveu também a Mācron Indústria Gráfica, responsável pela produção das embalagens, e a cleantech Pólen – parceira da Papirus que gera os créditos de reciclagem. Em um curto espaço de tempo, passamos a utilizar o Vitacycle em 50% das embalagens da nossa linha de produtos. Considerando que os primeiros lotes foram recebidos a partir de setembro de 2021, já foram recebidos, aproximadamente, 500 lotes de cartonagens, que corresponde aproximadamente 535 toneladas de fibras recicladas.
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.