05/10/2018 Ações de RH

Código de Conduta Ética do Teuto orienta equipe sobre cultura de qualidade e integridade

O Laboratório Teuto realizou na quarta-feira (03) o lançamento do “Código de Conduta Ética do Teuto”. As regras são os principais pilares do Programa de Compliance e devem ser seguidas por todos os colaboradores da companhia. O evento reuniu o presidente executivo e do Conselho de Administração, diretores, gerentes, coordenadores, supervisores e Conselheiros de Compliance para apresentarem a todos as cartilhas com orientações e condutas esperadas e não aceitas pelo Teuto.

O “Código de Conduta Ética” é um documento que expressa a cultura da empresa, sua visão e missão. Também tem principalmente como base cada um dos valores que norteiam a companhia, que são: Ética (Integridade), Qualidade (Excelência), Confiança (Transparência, Respeito), Nunca Estar Satisfeito (Inovação, Arrojo), Praticidade (Simplicidade) e Responsabilidade Socioambiental (Sustentabilidade).

Segundo Paula Resende, coordenadora de Compliance e responsável pela execução e criação do Código, o objetivo é orientar todos os colaboradores, terceiros, prestadores de serviços sobre como devem se portar nas situações do dia a dia. “Essas regras não preveem todas as situações que podem ocorrer no cotidiano, mas fornece princípios orientadores que ajudarão a todos a tomarem as melhores decisões”, explica.

Segundo André Picoli, gerente da Garantia da Qualidade, o Código de Conduta Ética norteia toda uma organização para trabalharem de uma forma correta, ter diretrizes sem dúvidas sobre o caminho a seguir. “Nós reforçaremos nossos pilares de ser uma empresa mais competitiva, íntegra, com produtos de melhor qualidade e pessoas melhores. Nesse caminho, chegaremos à excelência.  Além do mais, reforçamos o conhecimento sobre os procedimentos e normas de Compliance, que fazem parte da companhia há mais de oito anos”, avalia.

Para Patrícia Pereira, coordenadora dos Sólidos, a importância do Código é fazer as atividades dentro dos padrões, mostrando a todos os colaboradores e sociedade que é importante fazer o correto sempre. “Essas normas nos auxiliarão no dia a dia de produção, expressando as regras e qual o certo a se fazer. Também demonstra a nossos colaboradores que a empresa tem um pensamento positivo e incentiva a ética, valores e o resultado”, ressalta.

“Cultura de qualidade e integridade são os pilares que têm pautado a história do Teuto nesses 71 anos. Agora, por meio do Código de Conduta e Ética, o Teuto apresenta a importância do Compliance no dia a dia da empresa, destacando o fundamental papel que cada colaborador tem nesse processo”, salienta Marcelo Leite Henriques, Presidente Executivo do Teuto.

Paula Resende ainda comenta sobre a importância do “Código”. “Ele fornece diretrizes, a partir dos nossos valores, para que as pessoas se sintam seguras ao adotarem formas éticas de se conduzirem em suas atividades e relacionamentos. Também expressa qual é o papel de cada colaborador em Compliance”, finaliza.

Compliance

Desde 2010, o Teuto possui um programa de Compliance, que estabelece procedimentos específicos a serem seguidos pelas áreas, de acordo com as interações que elas têm com agentes públicos, reafirmando a transparência e a ética em negociações com terceiros. O programa tem vários treinamentos em seu escopo, dependendo da necessidade, que vão desde a integração de novos colaboradores, treinamentos para força de vendas, para Conselheiros de Compliance – programa que conta com 35 profissionais da indústria e área administrativa, que atuam em seus respectivos setores, otimizando o fluxo de informações entre todos os departamentos da companhia. Além disso, está equipe acompanha as normas, políticas, procedimentos e informativos de Compliance.

O Laboratório Teuto, referência para o mercado nacional e internacional, além de ser pioneiro na produção de medicamentos genéricos no Brasil, consolida-se como uma solução completa na área de saúde, confirmando sua tradição nos segmentos farma e hospitalar, com produtos nas classes de Genéricos, MIP’s, Produtos de marca (EQ’s), produtos para saúde, alimentos e cosméticos. Há mais de 71 anos no mercado, a indústria tem o maior complexo farmacêutico da América Latina - com 110 mil metros quadrados de área construída em uma área total de 1 milhão de metros quadrados. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança a preços acessíveis, busca proporcionar mais qualidade de vida aos seus clientes, colaboradores e parceiros e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que "Se é Teuto, é de confiança".